Como fazer feijão?

Pode ser que você seja um expert na cozinha e que seja capaz de fazer feijão até de olhos fechados. Mas acontece que tem muita gente que nunca teve o hábito de cozinhar e de repente agora durante a quarentena (ou em alguma outra situação da vida) está tendo que preparar suas próprias refeições e encarar grandes desafios como por exemplo, fazer um feijão básico do dia a dia. Se você pertence a esse segundo grupo, então esse post é pra você!

Receita de Feijão Básico

1. Deixar o feijão de molho em água por 8 a 12 horas;

2. Escorrer a água;

3. Acrescentar nova água (mais ou menos o dobro da quantidade de feijão) e cozinhar na panela de pressão por 15 minutos contados a partir de quando a panela começa a chiar.

4. Temperar com cebola e alho refogados, folhas de louro e/ou outros temperos de sua preferência.

5. Servir!

Observação: O tempo de demolho é importante para eliminar fatores anti nutricionais (melhorando a absorção de ferro e zinco) e acaba diminuindo também o tempo de cozimento.


Se quiser inovar...


Agora que você já sabe o básico, experimente também:


  • Variar as leguminosas: qualquer uma delas (outros feijões, lentilha, grão de bico...) ser preparada e servida da mesma forma que o feijão.

  • Variar os temperos: use a criatividade e explore diferentes sabores e descubra quais temperos você prefere com cada tipo de leguminosa: louro, cebola, alho, alho poró, pimenta, zaatar, curry, garam masala, cominho, manjericão, salsinha, cebolinha, manjerona, tomilho, alecrim...

  • Acrescentar legumes na hora de cozinhar ou na hora de temperar, para agregar e variar nutrientes, sabores, cores e texturas.

Mais receitas com Leguminosas no eBook Receitas Veganas Com Leguminosas. Clique aqui para fazer o download gratuito.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle