top of page

Como fazer boas escolhas alimentares?


Quando Comer?

Quando estiver com fome! A resposta parece simples e óbvia, mas na prática ela acaba sendo um tanto mais complexa. A fome é um indicativo biológico de que nosso corpo está precisando de energia, mas infelizmente a maioria das pessoas se distanciou deste sinal interno aprendendo que uma regra externa (comer de 3 em 3 horas, por exemplo) seria mais confiável, sentindo dificuldade de senti-lo, e para algumas pessoas (geralmente que fizeram muitas dietas ao longo da vida) a fome se tornou algo a ser temido. Se reconectar com a própria fome é um processo de autoconhecimento e faz parte da Alimentação Intuitiva. Exige atenção e gentileza, mas nos guia por um caminho muito mais confiável a respeito de quando comer.

Mas eu só vou comer quando eu estiver com fome? Nem sempre... a fome é um guia, mas não uma regra rígida.


Quanto Comer?

Até se sentir saciado e satisfeito. Saciado significa que a quantidade foi adequada, aquela sensação confortável no estômago, de não estar mais com fome mas também não ter comido uma quantidade além do necessário praquele momento (gerando sensação de estufamento). Satisfeito significa que a vontade de comer também foi contemplada, a sensação de ter comido com prazer aquilo que se queria. Às vezes pode acontecer de passarmos um pouco da nossa saciedade confortável por algum motivo (a comida está muito gostosa por exemplo), assim como às vezes comemos um pouco menos do que realmente precisávamos, mas está tudo bem, pois quando ouvimos nosso corpo ele vai se regulando refeição a refeição.


Como comer?

Com atenção plena, consciente de todos os estímulos sensoriais e emocionais que a comida pode proporcionar. Procure escolher um local tranquilo e agradável, convide-se a parar as demais atividades que estiver fazendo (como trabalho, TV, celular) e saboreie a comida com a dedicação que você e ela merecem. A atenção plena, além de proporcionar mais prazer em comer, nos traz a oportunidade de observar nosso corpo e escutar os sinais que ele envia, assim como observar nossos pensamentos e emoções relacionados a comida. Não há necessidade de julgar a experiência, apenas aproveitá-la como ela de fato é.


Por que comer?

A comida possui muitos papéis, sendo o principal deles fornecer energia e nutrientes e por isso sentimos fome e nos guiamos por ela para comer. Porém em algumas situações podemos comer sem fome física: por socialização, por emoção, por afeto. Antes de comer, pergunte-se qual desses motivos está presente no momento, e esteja consciente disso quando e se decidir comer, respeitando seu corpo.


O que comer?

Comida gostosa, nutritiva e sustentável.

Quando temos uma boa relação com a comida, percebemos que nosso corpo nos guia através da vontade e da satisfação sobre o que precisamos comer em cada momento, e nos pede um equilíbrio entre todos os grupos alimentares gerando prazer.

No entanto, se perceber isso ainda é difícil pra você, uma boa maneira de orientar sua alimentação é dar preferência para alimentos mais próximos do natural, moderar o consumo de alimentos processados e evitar ultra processados.

Convide-se também a refletir sobre a origem de sua comida e os impactos dela na sua vida, na vida de outras pessoas e para o meio ambiente.


Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page