top of page

Patagônia Vegetariana



Em dezembro de 2014 viajei para a Patagônia! A Patagônia é uma região enorme que abrange o sul da Argentina e do Chile, mas visitamos apenas uma pequena parte: na Argentina fomos à Bariloche, Villa La Angostura e San Martin de Los Andes e depois fomos à Pucón, no Chile. A culinária dessa região é famosa pelas carnes e presuntos de todos os tipos e durante o planejamento da viagem estava um pouco preocupada pensando se haveria opções vegetarianas por lá. Para minha surpresa, encontrei opções deliciosas e diversas e por isso resolvi criar esse post: para compartilhar minha experiência esperando que as dicas e sugestões possam ser úteis a quem for viajar para essa maravilhosa região e quiser fugir das parrillas (churrasco argentino).

.

Em Bariloche conhecemos o restaurante naturalista El Vegetariano. Não é 100% vegetariano, já que também oferece peixe, porém a comida é deliciosa e variada. Quando fomos havia a opção de berinjela a milanesa ou peixe grelhado e os acompanhamentos eram os mesmos: uma combinação saborosíssima e colorida de vegetais, omelete e nhoque caseiro. Para acompanhar pedi um suco de laranja com rosa mosqueta, delicioso porém traiçoeiro: o fruto da rosa mosqueta é bastante alergênico, e como nunca havia provado antes, fui pega de surpresa quando as bolinhas vermelhas foram aparecendo em minha pele nos próximos dias.



Havia alguns outros restaurantes vegetarianos em Bariloche, mas no pouco tempo que ficamos lá não conseguimos conhecer mais nenhum.


Em Villa La Angostura as opções eram menores, mas conseguimos a indicação do Restaurant del Puerto, onívoro, mas que possuía um menu vegetariano. Pedi o Arroz Integral com Legumes e uma salada para acompanhar. Simples, leve, gostoso e nutritivo. Para beber, um suco de framboesa produzido pela cervejaria regional El Bolsón, localizada um pouco mais ao sul.



Saindo de Villa La Angostura em direção à San Martin de Los Andes, passamos pela belíssima Rota dos Sete Lagos. Procurando algum comércio aberto para conseguir algo para comer, nos deparamos com a simples casinha do Sr. Mário, que vendia tortas fritas (uma massa neutra e simples, frita) e tinha em seu quintal uma linda Huerta Orgánica. Muito simpático, o Sr. Mário nos mostrou sua hortinha, ficando muito feliz em nos ver interessados por ela. Tinha alface, groselha, cebola, morango, abóbora e calêndula (esta última para atrair os insetos).




Em San Martin de Los Andes degustamos a tradicional empanada. No restaurante Pizza Cala eram feitas no forno a lenha e as opções vegetarianas eram muitas, e acabei optando pela de cogumelos. Como a região é também famosa pelos chocolates, não pudemos deixar de experimentar. O da foto é um chocolate amargo multigrãos (girassol, linhaça, gergelim, etc..) da chocolateria Arbolengo.




Atravessando a fronteira em direção ao Chile, chegamos a Pucón. A quantidade de opções vegetarianas nesta pequena cidade, mas extremamente turística, surpreendeu. Já tínhamos a pousada Lounge Brasil reservada justamente por ser também um restaurante vegetariano. Além disso, a preocupação com ingredientes de boa qualidade, locais e orgânicos também chamou atenção. Lá comemos maravilhosamente bem. O café da manhã era super caprichado: tinha pão integral caseiro, granola caseira, suco de morango natural... Almoçamos lá também: pedi uma torta de espinafre acompanhada de salada e Estevan pediu uma lasanha de proteína de soja, também com salada. Para beber, suco natural de framboesa.



Na pousada também nos indicaram outros dois restaurantes. No Trawen degustei um risoto de quinoa com tomate e manjericão e no École (que é Hostel e restaurante) um refogado de legumes acompanhado de arroz integral. Infelizmente não tirei foto dos dois últimos. Também em Pucón comi um delicioso sanduíche de pão integral com cogumelos, queijo branco, tomate e abacate. Colocar abacate fatiado em sanduíches é um costume bastante comum por lá.




Outras coisas: - Massas: sempre acabam quebrando um galho. Variando os tipos e os molhos, comi diversas vezes. O da foto é um canelone caseiro recheado com molho de cogumelos. - Frutas: típicas da região podemos destacar a framboesa, nectarina, cereja, uva, que podem ser compradas frescas no mercado e que rendem um saboroso, refrescante e nutritivo lanchinho para os passeios.




- Tempero: o chimichurri é uma mistura de temperos (cebola, alho, pimenta do reino, cebolinha, salsinha...) tradicional na Argentina. Normalmente os que são vendidos aqui no Brasil contém glutamato monossódico, por isso (e por causa do vidrinho fofo) trouxe um pouquinho.


 

Texto publicado originalmente em 14 de Janeiro de 2015













Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page