top of page

"Meu problema é que gosto muito de comer"


"Meu problema é que gosto muito de comer"

Sempre que ouço essa frase vinda de algum paciente no consultório, eu digo: “Quem bom que você gosta de comer! Comer é tão importante e realmente tão gostoso! Não precisa ser um problema”.


A mentalidade de dieta (que está presente por toda parte) nos desencoraja a sentir prazer em comer, associando-o à culpa. Nos faz acreditar que tudo que é gostoso faz mal ou engorda.

Mas, ao contrário, penso que prazer e alimentação saudável não são opostos... uma coisa faz parte da outra! Ter satisfação ao comer é importantíssimo para que não fique aquela sensação de que algo que ficou faltando, e tentarmos depois compensar isso de outro modo.


Recomendo observar se você também gosta da forma como você se sente depois de comer aquilo que diz que tanto gosta... Se sente confortavelmente saciado, satisfeito, energizado, tranquilo? Então está tudo certo!


Mas se você se sente muito estufado, enjoado, sonolento, culpado, com sensação de queimação no estômago... talvez seja melhor rever a forma COMO você está comendo esses alimentos.


Talvez você descubra que prazer em comer não está necessariamente associado a quantidade... não é só porque você gosta muito de bolo que você precisa comer um bolo inteiro pra ter prazer.


Talvez você descubra também que comida não é nossa única forma de ter prazer na vida, e que às vezes um abraço, diversão ou um desabafo são o que você esteja realmente precisando.


Minha orientação é praticar sempre a Atenção Plena ao comer: checar com o corpo as sensações antes, durante e após a refeição. Se a comida é tão gostosa, permita-se então saboreá-la com calma, num ambiente agradável, plenamente consciente de todos os estímulos sensoriais que a ela te proporciona, até se sentir confortavelmente saciado e satisfeito.


Se estiver em uníssono com as sensações de seu corpo, problema resolvido: gostar de comer é maravilhoso!






Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page