top of page

(PANC) Lasanha de Taioba ao Molho de Abóbora


A Taioba (Xanthosoma taioba) é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), apesar de seu uso culinário ser bastante conhecido e difundido no interior de SP, MG e RJ. A planta é nativa em MG, ocorrendo espontaneamente em muitos quintais sombreados. Mas atenção na hora de identificar a verdadeira taioba, que é comestível, pra não confundir com outras folhas parecidas que não são comestíveis:

São comestíveis as folhas e o rizoma - nunca crus, sempre cozidos, pois o alto teor de oxalato de cálcio pode causar formigamento e coceira na boca e garganta. Os rizomas são fonte de amido e podem ser preparados como uma batata: cozido, em forma de purê, frito, em bolinhos, entre outras formas. As folhas podem ser refogadas como a couve, e utilizadas como acompanhamento ou em outras preparações, como recheios de torta, pastel, pão, panqueca e lasanha. Possuem bom perfil de minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e vitamina C.


Compartilho com vocês a receita de uma deliciosa Lasanha de Taioba ao Molho de Abóbora, receita da minha mãe:


DICA:

- Para uma versão vegana, substitua o queijo minas por queijo vegetal (ex.: tofu, queijo de castanha de caju, etc.)



Para saber mais:

– Livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas – Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi – 2014

 

Texto e Receita publicados originalmente em 03 de Fevereiro de 2016

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page