top of page

Fim de Ano em Paz com a Alimentação


O fim do ano chegou e com ele começam as confraternizações, festas, Natal e Reveillon, tudo isso acompanhado de muita comida gostosa. Infelizmente, justamente por isso, para muita gente esta é uma época de estresse e conflitos em relação à alimentação: medo de consumir os alimentos típicos deliciosos, descontrole frente a tantas opções, culpa após comer exageradamente, entre outras situações.

Mas se as comidas são tão gostosas, por que estão carregadas de tanto sofrimento?

De verdade, comer não precisa ser um problema nessa época e nem em sua vida!

Pensando nisso, preparei algumas orientações para que você possa aproveitar as boas energias desses momentos em paz com a alimentação:


1. Permita-se comer alimentos que gosta, típicos da época e desfrute-os!


Dar-se permissão para comer faz parte do processo de fazer as pazes com a comida. Quando deixamos de classificar os alimentos dicotomicamente, como “certo” ou “errado”, “engorda” ou “não engorda”, eliminamos o sentimento de culpa ao comer e abrimos espaço para comer com calma e com prazer.

Desfrute ao comer os alimentos que tanto gosta! Saboreie cada instante sentindo os aromas, sabores, texturas, percebendo as sensações, as memórias e emoções que afloram. Tenha consciência total sobre a experiência, deixando de lado os julgamentos.


2. Observe fome, saciedade e considere a satisfação.


Pare alguns momentos antes, durante e após as refeições e observe o quanto de fome você tem e o quão saciado você está. Respeite os sinais internos de corpo, de forma a sentir-se confortável.

Considere também a satisfação e escolha aquilo que realmente está com vontade. Não adianta comer fruta se quer comer aquela sobremesa gostosa, e não vai ser muito prazeroso se acabar de comer panetone mesmo sem vontade, somente porque é a única época em que este alimento aparece na mesa.


3. Você não precisa fazer um Detox ou qualquer outra dieta antes e nem após as festas de fim de ano.


Você não precisa se privar de alimentos antes ou após as festas só porque comeu uma maior quantidade de comida, ou mais açúcar, carboidrato, gordura e “toxinas” durante esse período. Apenas retomar sua rotina normal de alimentação equilibrada já é suficiente.

Felizmente, nosso corpo é perfeitamente capaz de lidar com eventuais excessos, temos um sistema perfeito envolvendo fígado, rins e intestino extremamente eficaz em fazer detoxificação e eliminar substâncias desnecessárias, sem precisar desse comportamento de “compensação”.


4. Aproveite a companhia de amigos e familiares.


Comer possui muitas funções, e dentre elas está o fator social. É natural do ser humano socializar e fortalecer as relações ao redor de comida e é extremamente saudável aproveitar estes momentos especiais.


5. Amplie o significado para além da comida.


Apesar de a comida ser uma parte cultural importante dessa época, não é a única. Independente de fazer parte ou não de alguma religião, o que essa época significa para você?



Para mim, fim de ano é época de refletir sobre o que passou e pensar em dar início a um novo ciclo, e fim de ano é tempo de paz. Assim, considere também transformar sua relação com a comida e viver em paz com sua alimentação!

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page