top of page

Aproveitamento Integral de Hortaliças

O desperdício de alimentos no Brasil é um dos mais elevados do mundo: 26,3 milhões de toneladas são desprezadas por ano, sendo que 20% deste número são desperdiçados no momento do preparo culinário.


Aproveitar integralmente as hortaliças é utilizar também as partes comestíveis não convencionais, como cascas, talos, folhas e sementes, de modo a diminuir o desperdício e potencializar o valor nutritivo das preparações.


São exemplos:

Folhas: brócolis, couve flor, abóbora, cenoura.

Casca: cenoura, pepino, abóbora, berinjela, batata, beterraba, laranja, abacaxi, banana.

Talos: brócolis, couve flor, rúcula, agrião, salsinha

Sementes: abóbora, mamão, melancia.


Estas partes normalmente desprezadas possuem valor nutricional igual ou até mesmo superior ao que se consome convencionalmente. As cascas, por exemplo, muitas vezes possuem mais proteínas, lipídeos e fibras do que a polpa.


Observação: grande parte dos agrotóxicos é retida na casca e nas sementes dos vegetais, por isso é importante dar preferência para os orgânicos!


Para aproveitar estes benefícios, basta não retirar estas partes na hora do preparo ou então separar e utilizar depois em risotos, recheios, bolinhos, sopas, chás, sucos, etc.


Veja alguns exemplos:


O chá feito com a casca de abacaxi fica super saboroso e tem propriedades digestivas e diuréticas. Além disso, é uma ótima opção para aquecer o corpo em dias de chuva e frio ou para refrescar em dias de calor se servido gelado.


A banana é uma fruta facilmente encontrada o ano inteiro, e não possui muita quantidade de agrotóxicos. Mesmo assim, utilizar bananas orgânicas é sempre uma melhor opção, pois os agrotóxicos se concentram na casca.

Utilizar integralmente os alimentos e escolher opções orgânicas fazem parte de uma alimentação consciente e sustentável, que faz bem para o nosso corpo, para o meio ambiente e para a sociedade!

 

Texto e receitas publicados originalmente em 2013



Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page