top of page

"Leites" Vegetais


"Leites" vegetais são bebidas feitas a partir de cereais, oleaginosas ou leguminosas. Seja pra quem é alérgico à proteína do leite de vaca ou intolerante a lactose, ou pra quem é vegano ou até mesmo para aqueles que buscam uma alimentação mais variada e mais nutritiva, eles são ótima opção. Estes "leites" podem substituir culinariamente o leite de vaca consumido tão frequentemente e utilizado em diversas preparações. No entanto, é preciso ter em mente que nem sempre são ricos em cálcio, então não necessariamente são substitutos nutricionais deste alimento. No mercado é possível encontrar opções fortificadas com cálcio, como leite de soja, arroz, aveia, macadâmia, entre outros (nesse caso, sempre procurar as opções sem açúcar). Mas nada melhor do que fazer em casa o seu próprio leite vegetal, e é justamente isso o que vou ensinar a fazer hoje!

A fórmula básica é a seguinte:

  • Tempo de molho: em geral, o tempo de molho para os grãos é de pelo menos 8 horas. Se tiver costume de germinar, ainda melhor. No caso da aveia, pode-se usar flocos ao invés do grão, e neste caso o tempo de molho diminui para pelo menos 1 hora.

  • Proporção de grão e água: em geral, uma medida do grão seco (antes do molho) para três medidas de água. Dependendo da preferência de cada um, essa proporção pode mudar. Quanto menos água, mas concentrado e cremoso e quanto mais água, mais diluído e ralo.

  • Cozimento: alguns "leites", como o da soja, precisam de cozimento antes de serem consumidos. Nesse caso, após coar levar ao fogo e deixar ferver por 30 minutos, sempre retirando com uma escumadeira o excesso de espuma que vai se formando. O leite de amendoim pode ser feito com os grãos torrados (sem óleo) ao invés de demolhados.

  • Resíduo: aproveite o resíduo coado em outras preparações, como em bolos, tortas, pães, assados, sopas e saladas.


Sirva-os puros, adoçados (com mel, melado ou açúcar mascavo), com cacau, com canela e outras especiarias, batidos com frutas, etc. Experimente também fazer com água de coco ao invés de água mineral, fica maravilhoso!

 

Post publicado originalmente em 23 de Junho de 2014

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page