top of page

Tofu

Quando nos tornamos vegetarianos, as leguminosas passam a ser nossa principal fonte de proteína e alguns minerais. Já escrevi sobre esse grupo de alimentos aqui, mas dessa vez quero dar destaque para o Tofu.


O tofu é feito a partir da soja: cozinhando os grãos em água e coando, obtém-se o “leite” de soja. Este “leite” é então coagulado (com sulfato de cálcio na maioria das vezes ou nigarí ou limão), tornando-se um “queijo” de soja. Quando coagulado com sulfato de cálcio, passa a ser uma interessante fonte de cálcio, principalmente para aqueles que deixam de consumir leite e derivados. Existe em alguns mercados e lojas de produtos naturais a versão orgânica, para quem não deseja consumir a soja transgênica.


Apesar de saber que devemos consumir leguminosas diariamente, algumas vezes com a correria do dia a dia esquecemos de deixar algum feijão de molho ou de colocar para cozinhar a tempo do horário da refeição. Nessas situações, o tofu é sempre um ótimo coringa. Quero ressaltar a praticidade deste alimento, assim como sua diversidade de preparo. Veja algumas formas:


Temperado Amassando um pedaço de tofu com um garfo, ele fica parecido com uma ricota. Um jeito bem simples de utilizar é só temperar com sal, azeite e ervas diversas e utilizar como patê, no sanduíche, na salada, etc.

Pão Integral com Patê de Tofu e Salada

Refogado Amassar com um garfo, refogar em uma frigideira com azeite, cebola e legumes (como abobrinha, cenoura, tomate, pimentão, brócolis, etc) e temperar com os temperos de sua preferência (ervas frescas, pimenta, cúrcuma, curry, zaatar, etc). Pode ser servido como acompanhamento em uma refeição ou utilizado como recheio de torta, sanduíche, panqueca, tapioca, etc.

Grelhado Fatiar o tofu e grelhar em uma frigideira. Gosto de temperar com azeite, molho shoyu e salsinha fresca, mas você pode utilizar qualquer outro tempero de sua preferência. Servir como acompanhamento em uma refeição principal ou no sanduíche.


No molho Ótima forma de consumir uma leguminosa quando se opta por uma massa como refeição principal ao invés do tradicional “arroz e feijão”. Amassar o tofu com um garfo e misturar no molho de tomate.

Doce

O tofu também pode ser preparado doce e ser consumido como sobremesa, café da manhã ou nos lanches intermediários. Uma sugestão é bater com frutas para formar um creme gostoso e nutritivo! Neste da foto bati com manga e sementes de cardamomo.

 

Texto publicado originalmente em 2 de Novembro de 2016

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page