top of page

PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

PANC são Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas inteiras ou parte de plantas, como folhas, flores, raízes e frutos que podem ser utilizadas em nossa alimentação, mas geralmente não são conhecidas e por isso acabam sendo desvalorizadas.

Existem mais de 3000 espécies de plantas com potencial alimentício no Brasil, porém consumimos habitualmente não muito mais que 100. Conhecer e utilizar as PANC é interessante de vários pontos de vista:


Nutricional

Muitas plantas consideradas “ervas daninhas”, ou muitas partes de plantas usualmente desprezadas possuem valor nutricional tão rico quanto ou ainda mais que plantas utilizadas usualmente em nosso dia a dia, como a Beldroega que é riquíssima em ômega-3. Além disso, as PANC podem agregar muito em termos de sabor, cor, textura e aroma. Tem coisa mais apetitosa que um prato decorado com flores?


Cultural

Muitas vezes, o que é PANC em uma região pode ser bastante tradicional em outra e vice e versa. Por exemplo o fruto da palmeira pupunha que é tipicamente consumido no norte do Brasil, mas seu uso na culinária é ignorado aqui no sudeste.

Em outros casos, o uso de algumas plantas caiu no esquecimento com a modernização da alimentação. É o caso da taioba, que antigamente era muito utilizada pelas comunidades da roça, mas que foi perdendo espaço para outros alimentos mais valorizados comercialmente.

Assim, utilizar PANC é uma forma de resgatar e disseminar a cultura de comunidades tradicionais.


Econômico

Quer alimento mais disponível que aquele matinho que cresceu espontaneamente no seu quintal? Ou que aquelas partes que você costumava ignorar ou jogar no lixo? Nenhum custo extra de produção ou transporte. Mesmo quando passam a ser um pouco mais conhecidas e comercializadas em feiras, o custo é baixo e acessível.


Ambiental

A diminuição da cadeia produtiva minimiza a pegada de carbono e o conhecimento de uma maior variedade de espécies comestíveis promove a valorização da biodiversidade local.

Veja abaixo alguns Exemplos:

(clique na imagem para ler a descrição)

Para saber mais:

– Livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas" – Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi – 2014

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page