top of page

Alimentação Sustentável


Hoje, 1º de Agosto, é o Dia de Sobrecarga da Terra em 2018. Essa data é o momento em que a demanda anual da humanidade em relação aos recursos naturais ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres no ano. É como se estivéssemos utilizando 1,7 planeta Terra!


Vamos refletir? O que podemos fazer pra ajudar a adiar essa data no ano que vem?

No âmbito da Alimentação, são muitas as atitudes que podemos adotar para diminuir nosso impacto no planeta:


  • ELIMINAR OU REDUZIR O CONSUMO DE CARNES E DERIVADOS

A pecuária é a maior responsável por erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos, é responsável pela emissão de 18% de todos os gases envolvidos no efeito estufa, utiliza direta ou indiretamente mais da metade das terras produtivas do planeta, utiliza água potável em quantidades abundantes e é a principal responsável pelo desmatamento e destruição dos principais biomas da natureza e biodiversidade. A pesca predatória é responsável pela destruição dos ecossistemas marinhos.

A redução do consumo de carnes e outros alimentos derivados produzidos por essa mesma indústria em um dia da semana já traz impactos impressionantes (veja a campanha Segunda Sem Carne), imagine eliminar de vez o consumo!


  • COMPRAR PRODUTOS LOCAIS

Ao preferir alimentos de produtores locais contribuímos com a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e dos poluentes gerados pelo transporte de longa distância. Além disso, contribuimos para o desenvolvimento econômico da nossa comunidade.

O que você pode comprar que é produzido mais perto de você?


  • PREFERIR PRODUTOS ORGÂNICOS

O uso abusivo de agrotóxicos é outro grande responsável pela poluição do solo e da água. O consumo de alimentos orgânicos favorece o ambiente e a biodiversidade.

Procure opções orgânicas nos mercados e feiras, plante em casa, aprenda a consumir alimentos muitas vezes já disponíveis no seu quintal (Plantas Alimentícias Não Convencionais).


  • EVITAR DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Milhares de toneladas de alimentos são desprezados por ano no Brasil e no mundo. Evitando desperdícios, podemos reduzir os recursos naturais necessários para a produção e transporte e diminuir o lixo gerado.

- Planeje suas compras (cardápio da semana/mês, lista de compras);

- Verifique o prazo de validade antes de comprar;

- Armazene adequadamente todos os produtos (temperatura, umidade, iluminação);

- Planeje o preparo das refeições (quantidade suficiente);

- Aproveite integralmente os alimentos (folhas, talos, cascas, etc);

- Aproveite as sobras em receitas posteriores (bolinhos, tortas, sopas, sucos, etc).


  • REDUZIR AS EMBALAGENS

E por falar em geração de lixo, você já reparou na quantidade de embalagens associadas aos alimentos? Na próxima vez que for ao supermercado, reflita sobre quais escolhas você pode fazer para reduzir isso.

 

Para saber mais:

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page