top of page

Lanches Intermediários

Alimentar-se de forma frequente, realizando lanches intermediários entre as refeições principais, é uma prática bastante interessante, podendo trazer diversos benefícios para a saúde e bem estar, como:

  • Manter os níveis de glicose no sangue constantes, evitando hipoglicemia e seus sintomas (diminuição de concentração, fraqueza, sonolência, tontura, tremores, etc) e melhorando a disposição para as atividades do dia a dia.

  • Não chegar nas refeições principais com uma fome descontrolada e acabar comendo com muita pressa, sem mastigar direito e acabar ingerindo uma quantidade muito maior do que a necessária para aquele momento. Dessa forma a digestão é facilitada, melhorando o bem estar, e o acúmulo de reservas energéticas na forma de gordura corporal diminui.

  • Evitar que o ácido clorídrico produzido pelo estômago danifique as paredes deste órgão, evitando assim desconfortos como azia e “queimação”.

  • Evitar perda de massa muscular e favorecer a perda de reservas de gordura.

Por isso, vale a pena se planejar e realizar lanches, sempre observando e respeitando as sensações de fome e sacieade, é claro. Uma dúvida muito frequente que observo no consultório é como organizar esses lanches e como variá-los para torna-los apetitosos e não entrar na monotonia. Preparei abaixo algumas sugestões, considerando alguns grupos alimentares mais comumente utilizados nestes horários:


Grupo das FRUTAS

Grupo das FRUTAS + Grupo dos CEREAIS

Grupo das FRUTAS + Grupo dos CEREAIS + Grupo do LEITE

Os lanches podem, ainda, conter outros grupos alimentares como CASTANHAS, VERDURAS E LEGUMES ou LEGUMINOSAS

A frequência alimentar, os grupos alimentares e suas quantidades variam de pessoa pra pessoa e dependem da fome, rotina, hábitos, preferências, atividade física, entre muitos outros.

Um nutricionista pode ajudar a entender as melhores opções pra você.



Veja algumas receitas:

 

Texto publicado originalmente em 09 de Dezembro de 2015



Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page