top of page

A importância de Cozinhar

"Cozinhar é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde. Cozinhe e celebre a comida!" Sophie Deram


Uma das principais idéias de quando criei meu primeiro blog era compartilhar receitas esperando incentivar quem as lesse a reproduzi-las em casa de forma que percebessem que preparar uma comida saudável pode ser muito simples, saboroso e divertido. Eu amo cozinhar e percebo os benefícios que isso traz para a minha vida, por isso gostaria de escrever os motivos pelos quais eu acredito que cozinhar é muito importante e porque eu acho que todos deveriam se aventurar na cozinha também.

Preparar uma refeição saborosa e nutritiva é uma forma de cuidar e de mostrar às pessoas que você ama o quanto elas são importantes, incluindo você mesmo. Cozinhar pode ajudar a relaxar e aliviar a mente das preocupações e estresses do dia a dia. Sentar à mesa com tranquilidade, sozinho ou com pessoas queridas, e saborear uma refeição preparada com carinho faz muito bem para o coração.

É muito melhor prepararmos em casa nossa própria comida, utilizando ingredientes frescos e/ou minimamente processados do que consumir produtos já prontos e altamente industrializados. Quando cozinhamos em casa temos mais controle sobre a origem e a qualidade da nossa comida e a forma como ela é preparada. Sabemos exatamente quais ingredientes estão presentes, sabemos o que eles são e de onde vieram e sabemos o cuidado que tivemos para preparar um alimento seguro. Para exemplificar, vamos pensar em um biscoito de chocolate. Uma receita simples para fazer em casa leva farinha de trigo, água, cacau, açúcar, óleo e fermento. Se você for parar para ler o rótulo de um biscoito de chocolate industrializado, vai ser surpreender com a quantidade de ingredientes utilizados e principalmente com a quantidade de nomes que você não faz a menor ideia do que significam. Alimentos industrializados contém uma quantidade abusiva de açúcar, gordura, sal e substâncias químicas (como conservantes, aromatizantes, estabilizantes, emulsificantes, etc) para que possam durar muito mais tempo nas prateleiras de supermercados e enganar nosso paladar. Isso, a longo prazo, não é interessante para nossa saúde.

Preparar uma refeição nutritiva e saborosa não precisa ser difícil, não necessita habilidades extraordinárias e nem precisa levar horas. Você só precisa de planejamento. Planejar o cardápio da semana com antecedência de forma a ter alimentos disponíveis na geladeira e na despensa, deixar pré preparados alguns ingredientes e congelar pequenas quantidades de algumas preparações que demandam mais tempo são algumas dicas que irão simplificar muito o momento do preparo da refeição. Um simples macarrão com molho de tomates frescos, queijo parmesão ralado e alguns ramos de brócolis já é um exemplo de uma refeição nutritiva e gostosa, que pode ser preparada sem segredos e em apenas 20 minutos. Distribuir tarefas e pedir ajuda para todos os integrantes da casa também torna tudo mais simples, além de fortalecer as relações, criar um vínculo afetivo e tornar o momento da refeição muito mais agradável.

Envolver as crianças no preparo dos alimentos é divertido e desperta o interesse pela alimentação e a curiosidade em relação a novos alimentos, novos sabores e combinações. Crianças que participam deste processo tendem a se alimentar de forma mais variada. E além da educação nutricional, na cozinha também é possível exercitar ciências, matemática, geografia... e desenvolver a criatividade, organização, autonomia e paciência. Por alguns anos dei aulas de culinária e educação nutricional para crianças e adolescentes, e a cada vez que escutava frases como “vou fazer hoje mesmo essa receita em casa” ou “vou fazer essa receita para surpreender a minha mãe” ou então quando alguma mãe ou pai de aluno me conta o quanto seus filhos estão participativos na cozinha de casa, preparando refeições para toda a família, meu coração dá pulos de alegria, pois percebo que essa criança está desenvolvendo uma boa relação com a comida e se tornará um adulto consciente de suas escolhas alimentares e com hábitos alimentares muito mais saudáveis.

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) recomenda:

“Desenvolva, exercite e partilhe suas habilidades culinárias, valorize o ato de preparar e cozinhar alimentos, defenda a inclusão das habilidades culinárias como parte do currículo das escolas e integre associações da sociedade civil que buscam proteger o patrimônio cultural representado pelas tradições culinárias locais. Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!”

Eu sei que, por causa da rotina, nem sempre é possível preparar todas as refeições em casa. Mas tente começar com apenas uma refeição, ou com um dia da semana. Se fizermos o nosso melhor, com aquilo que temos disponível, podemos trazer inúmeros benefícios para a saúde física e emocional de nós mesmos e de todos aqueles que amamos!

 

Texto postado originalmente em 27 de Maio de 2015

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page