• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Emagrecer, Engordar e Saúde

July 22, 2019

Primeiramente, te convido a uma breve reflexão:

 

  1. Quando você encontra uma pessoa que não vê há um tempo e nota que ela EMAGRECEU, você:
    a) Comenta como ela está linda;
    b) Parabeniza;
    c) Não faz comentários sobre o corpo dela;
     

  2. Quando você encontra uma pessoa que não vê há um tempo e nota que ela ENGORDOU, você:
    a) Comenta essa questão;
    b) Se preocupa com a saúde dela;
    c) Não assume nada e não faz comentários sobre o corpo dela;
     

A resposta mais adequada nos dois casos seria não assumir nada e não fazer comentário algum sobre o corpo dela.

Infelizmente, as pessoas exaltam a magreza e condenam a gordura sem nem ao menos saber o que está por trás de cada um desses processos.

Emagrecer não necessariamente significa ganhar saúde e engordar não necessariamente significa perder saúde.

 

Geralmente, quando uma pessoa emagrece, ela é elogiada, parabenizada... mas se a pessoa emagreceu porque está fazendo uma dieta restritiva (que comprovadamente prejudica o corpo e a mente), se emagreceu porque desenvolveu um transtorno alimentar, se passou por um período de intoxicação alimentar (acredite, já vi gente – inclusive profissionais de saúde – dizerem que o emagrecimento foi o lado bom de ter ficado doente), usando remédios... esse emagrecimento não é saudável!

 

E se a pessoa engordou porque parou de impor restrições ao seu corpo, porque o corpo está se reorganizando para chegar ao seu peso normal, porque está se recuperando de um período de doença ou estresse, porque teve mudanças na sua rotina diária, porque faz parte do processo normal de envelhecimento, isso pode significar um ganho de saúde.

 

Apenas pela aparência é impossível entender realmente o estado de saúde de uma pessoa. O que importa mesmo são os comportamentos associados a cada quadro.

 

O que significa, afinal, estar saudável? 

Ter disposição para as atividades diárias, apresentar regularmente exames de sangue com resultados dentro do esperado, ausência de dor ou sofrimento frequentes, prática de atividade física regular, boa saúde mental, estar em paz com o próprio corpo, estar em paz com a comida, peso estável (em termos de saúde, é muito melhor um peso estável do que variações muitos grandes – o famoso efeito sanfona - ou em processo constante de queda ou aumento de peso).

 

E se formos falar de beleza então, a associação com gordura ou magreza é ainda mais inexistente. Todo corpo é belo e maravilhosamente incrível por tudo o que executa todos os dias.

 

Saúde e beleza não têm tamanho. E principalmente, independente do caso, NINGUÉM tem o direito de fazer julgamentos e comentários sobre o corpo do outro!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

13/05/2019

Please reload

Arquivos