top of page

Movimento com Atenção Plena... uma conversa com o corpo




Ao terminar os trabalhos do dia, olho pela janela e a mente convida “que bela tarde, vamos correr?”. O coração de pronto gosta da ideia... tiro uns minutinhos pra checar com o resto do corpo e sim, todo mundo topa! Então vamos lá!


Antes de começar, noto as articulações, respeito sua necessidade de aquecimento, convido-as a ir se movendo lentamente, acordando aos poucos e se animando também. Começo a caminhar. As pernas estão um pouco travadas, mas conforme vão aquecendo vão se empolgando... acho que dá pra acelerar o ritmo: coração, tudo ok? Pulmão, como estamos?


Com sua permissão, acelero o ritmo e inicio a corrida... a mente se empolga e quer ir cada vez mais rápido... opa! Acho que foi demais. Os pulmões pedem pra desacelerar um pouco, as pernas respeitam e o coração faz seus ajustes... pronto. Agora está bem melhor, encontro o ritmo confortável.


Percebo minhas pernas soltas, os pés pisando firmes no chão de terra batida. Os braços acompanham em perfeito equilíbrio. Os olhos passeiam e se deleitam com a paisagem: vejo a imagem dourada da tarde, o sol chegando próximo às montanhas. Sinto a brisa fresca na face... a pele se deleita com o calorzinho do sol que somado ao esforço físico aumentam a temperatura do meu corpo, gosto dessa sensação.


Inspiro e expiro profundamente, percebo os pulmões inflando em sua máxima capacidade, o coração batendo forte no peito... noto todas as partes trabalhando em uníssono, a vida pulsando pelo corpo todo... que alegria estar viva!


Agradeço ao meu corpo por essa experiência... agradeço por permitir movimentar-me de forma tão deliciosa.


Aos poucos vou sentindo a necessidade de desacelerar... diminuo o ritmo, volto a caminhar. Enquanto o arrefecimento acontece, tudo se acalma: pulmões, coração, pernas, mente...

E com a mente mais silenciada vou percebendo outras necessidades surgindo: energia, comida, descanso...

mas isso já é assunto pra uma outra conversa!

 

Texto que escrevi em 2019 para o blog do Centro Brasileiro de Mindful Eating


Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page