• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Alimentação e Atividade Física

January 27, 2019

Uma alimentação equilibrada é grande aliada da atividade física, seja para obter melhora no rendimento e desenvolvimento (como aumento da resistência ou da força), obter benefícios para a saúde, promoção de bem estar e tornar a atividade mais prazerosa. Prazerosa sim, pois atividade física acima de tudo tem que ser fonte de prazer!

 

É interessante escolher alimentos de boa qualidade e consumi-los no momento mais propício, de acordo com o que o corpo precisa pra executar suas funções. As orientações a seguir servem como um guia, mas é importantíssimo escutar seu corpo e sentir a diferença!

 

Antes do treino
Antes da atividade física é preciso consumir alimentos fonte de carboidratos para fornecimento de energia.
Neste momento pode ser mais interessante evitar excesso de proteína ou gordura pois lentificam a digestão, podendo gerar desconforto durante a atividade.
Alguns exemplos de alimentos e combinações são:

 

Durante o treino
Para exercícios de até 1 hora de duração recomenda-se a ingestão de água apenas.
Quando o exercício se prolonga por mais tempo ou é de altíssima intensidade, algum alimento fonte de carboidrato simples passa a ser recomendado, para fornecer energia imediata  e preservar a massa muscular .
Alguns exemplos são:

 

 Após o treino
Consumir alimentos fonte de:
carboidratos, para repor as reservas energéticas, fornecer energia para o corpo criar adaptações e auxiliar na manutenção da massa muscular;
- proteínas, para favorecer a manutenção e ganho de massa muscular, aumento da capacidade de resistência durante a atividade e outras adaptações ao exercício.
- antioxidantes, para neutralizar os radicais livres produzidos durante o exercício;

A associação de todos esses nutrientes favorece uma boa recuperação pós atividade, evitado dores e prevenindo lesões.
Alguns exemplos de alimentos e combinações:

 

Hidratação
O consumo de água é importante antes, durante e após da atividade física, assim como ao longo de todo o dia.

 

Suplementos Esportivos
Podemos contar nas mãos os suplementos disponíveis no mercado que possuem eficácia cientificamente comprovada. Ainda assim, estes são indicados em casos específicos, dependendo de diversos fatores como objetivo, tipo de exercício, volume de exercício, rotina, disponibilidade de alimentos, apetite, etc. A avaliação individualizada e indicação de um profissional qualificado antes do consumo é essencial.

Post publicado originalmente em 9 de Junho de 2016

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

13/05/2019