top of page

Páscoa Consciente

A Páscoa está chegando e por isso trago algumas reflexões que podem tornar essa época mais consciente e mais feliz. Acompanhe:

  • Amplie os conceitos para além dos Ovos de Páscoa...

Páscoa significa passagem. É celebrada pelos cristãos pelo motivo da ressureição de Cristo, os judeus também celebram essa data pela libertação do povo judeu da escravidão e pela coincidência com o início da primavera no hemisfério norte, os camponeses celebravam o início de uma estação mais fértil e mais produtiva. Independente de suas crenças, entenda que, antes de tudo, é uma data que simboliza o nascer e o renascer, uma transformação para algo melhor. Aproveite esse período para refletir um pouco mais sobre como este conceito pode ser aplicado na sua vida e no seu dia a dia, e convide seus familiares, amigos, vizinhos e crianças e pensarem sobre isso também.


  • Atenção para o consumismo...


Uma publicidade abusiva e traiçoeira envolve a venda de Ovos de Páscoa, principalmente por estar direcionada às crianças. Cada produto do mercado está associado à um personagem, à um brinquedo, à uma “surpresa”, induzindo crianças a um consumismo desenfreado de marcas e à ingestão excessiva de guloseimas.

Procure dar preferência para produtos artesanais de produtores locais - são feitos com muito mais carinho, não possuem publicidade apelativa e você colabora com a economia da sua comunidade.


  • Coma chocolate!


Chocolate é uma delícia, difícil encontrar alguém que não goste. Por isso, coma chocolate, não há problema algum nisso!

Mas experimente comer de forma consciente: aproveite todos os aspectos deste momento, perceba todas as sensações que isso lhe traz.

Para ajudar, siga os seguintes passos:


  1. Separe uma quantidade de chocolate que você acredita ser suficiente. Guarde o restante para depois.

  2. Pare todas as outras atividades que você estiver fazendo (trabalhar, assistir TV, utilizar o celular, etc) e sente-se.

  3. Observe o chocolate: a cor, o aspecto. Sinta o aroma.

  4. Morda um pequeno pedaço. Deixe-o derreter na boca, aprecie sua textura, seu sabor. Pense em todos os aspectos que te agradam neste alimento. Pense nas sensações e nas lembranças que este momento te proporciona. Só então engula.

  5. A cada mordida, observe seu corpo e perceba sua saciedade física e emocional, sem julgamentos. Afinal, se comer chocolate é tão bom, por que fazê-lo com culpa, com pressa e sem prestar atenção?


Boa Páscoa!!!

 

Sobre a imagem: A imagem de capa deste post é o registro de uma atividade realizada com crianças internadas no Instituto da Criança no Hospital das Clínicas, em São Paulo, durante um estágio curricular que fiz em 2012, no final da Faculdade. Muitas destas crianças tinham restrições alimentares e não poderiam comer chocolate. Abordamos então o tema da Páscoa de forma diferente, com recortes de EVA, canetas, fitas e lantejoulas.


 

Texto publicado originalmente em 29 de Março de 2015

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page