top of page

Época de Goiaba!


É época de goiaba!

Quem é do interior sabe, pois as goiabeiras carregadas de frutos estão por toda parte.

Essa frutinha, vermelha ou branca, é riquíssima em vitamina C - que pode ser melhor aproveitada quando consumida in natura. Comer a goiaba direto do pé, fresquinha, é sem dúvida a forma mais gostosa e nutritiva, mas também podemos aproveita-la para fazer sucos, vitaminas e sobremesas.

Como a quantidade de goiabeiras aqui na região é enorme, aproveito sempre pra colher um monte e fazer um estoque de geleia. Todo mundo ajuda um pouco: namorado, mãe, irmã, amigos. Ajudam a subir nas árvores pra colher as goiabas, a picar uma por uma selecionando as partes boas, e é claro, ajudam a revesar pra mexer o panelão. É mesmo um processo trabalhoso, mas o resultado, de puro amor e sabor, vale a pena!


Eu faço assim:

Descasco as goiabas, corto-as ao meio e com a ajuda de uma colher retiro a polpa que contém as sementes - e as larvas, já que é goiaba da roça, rs. Se a casca está bem amarela e lisinha eu uso também. O que sobra é uma camada fina de goiaba. Junto essas partes, peso e bato no processador ou no liquidificador (no segundo caso é necessário acrescentar um pouco de água). Levo essa mistura ao fogo com açúcar (por volta dos 20% do peso de fruta - costumo usar açúcar demerara orgânico) e deixo cozinhar até que a geleia fique bem cozida e apurada, mexendo sempre. Guardo em vidros previamente esterilizados com água fervente.


Depois é só se deliciar!


 

Post publicado originalmente em 06 de Março de 2014


 

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page