• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Época de Goiaba!

March 12, 2018

É época de goiaba! 

Quem é do interior sabe, pois as goiabeiras carregadas de frutos estão por toda parte.

Essa frutinha, vermelha ou branca, é riquíssima em vitamina C - que pode ser melhor aproveitada quando consumida in natura.
Comer a goiaba direto do pé, fresquinha, é sem dúvida a forma mais gostosa e nutritiva, mas também podemos aproveita-la para fazer sucos, vitaminas e sobremesas.


Como a quantidade de goiabeiras aqui na região é enorme, aproveito sempre pra colher um monte e fazer um estoque de geleia. Todo mundo ajuda um pouco: namorado, mãe, irmã, amigos. Ajudam a subir nas árvores pra colher as goiabas, a picar uma por uma selecionando as partes boas, e é claro, ajudam a revesar pra mexer o panelão. É mesmo um processo trabalhoso, mas o resultado, de puro amor e sabor, vale a pena!

 

Eu faço assim:

Descasco as goiabas, corto-as ao meio e com a ajuda de uma colher retiro a polpa que contém as sementes - e as larvas, já que é goiaba da roça, rs. Se a casca está bem amarela e lisinha eu uso também. O que sobra é uma camada fina de goiaba. Junto essas partes, peso e bato no processador ou no liquidificador (no segundo caso é necessário acrescentar um pouco de água). Levo essa mistura ao fogo com açúcar (por volta dos 20% do peso de fruta - costumo usar açúcar demerara orgânico) e deixo cozinhar até que a geleia fique bem cozida e apurada, mexendo sempre. Guardo em vidros previamente esterilizados com água fervente.

 

Depois é só se deliciar!

 

 Post publicado originalmente em 06 de Março de 2014

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

13/05/2019

Please reload

Arquivos